ouvir emissão
NANA MOUSKOURI - PERFIDIA
Aumentar Letra Diminuir Letra
CHÁ DAS 5 - 27.11.2018

Participante: Maria Fernanda Sousa (Barcelos)

Receita: Galo Assado à Moda de Barcelos

Ingredientes:
1 galo do campo (2 kg) com os miúdos
1 kg de batatas redondas pequenas
1 chouriço de carne pequeno
100 g de bacon
250 g de miolo de pão
1 dl de leite
2 cebolas grandes
1 cabeça de alhos
3 tomates grandes
0,5 l de vinho verde
1 raminho de alecrim
1 ramo de salsa
azeite
sal
 
De véspera, esmague os dentes de alho, pique as folhinhas do alecrim e misture com um punhado de sal, 2 colheres de sopa de azeite e 1 dl de vinho verde. Tempere o galo, barrando-o por fora com esta pasta. Deixe repousar no frigorifico durante 24 horas.
No dia seguinte, coza os miúdos do galo em água e sal, tire a carne das asas e do pescoço e triture-a, juntamente com a moela, o fígado, o chouriço e o bacon.
Pique uma das cebolas e leve-a a alourar numa caçarola com azeite. Junte o preparado anterior, envolva e acrescente o miolo de pão desfeito no leite, mexendo bem. Recheie o galo com esta pasta e coza a abertura com fio de cozinha, para não sair.
Num tabuleiro, ponha azeite, o restante vinho verde, a outra cebola, cortada às rodelas, o tomate, sem peles nem sementes e cortado em pedaços e a salsa. Espalhe por cima umas pedrinhas de sal. Coloque o galo no tabuleiro e deixe repousar durante 2 horas, virando-o ocasionalmente para se impregnar nos aromas.
Lave as batatas, sem as descascar, enxugue-as, tempere-as com umas pedras de sal e distribua-as pelo tabuleiro.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C. Deve assar em lume brando durante 90 minutos, virando-se o galo de vez em quando para dourar por igual. Acompanhe, por exemplo, com grelos cozidos e salteados em azeite e alho.













Nome
Email
Localidade

podcast

r/com - renascença comunicação multimédia Renascença - Todos os sucessos e a melhor informação RFM - só grandes músicas Mega Hits Intervoz Genius y Meios Página 1 Clube  Renascença