ouvir emissão
PAULO PARREIRA - GAIVOTA
Aumentar Letra Diminuir Letra
Semana dos Cuidadores Informais

Em Portugal são mais de 800 mil: familiares, amigos e vizinhos que prestam cuidados continuados de saúde, de forma próxima e gratuita.

De 2 a 9 de Novembro, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, é tempo de ficar a saber mais sobre os direitos de quem cuida.

Não perca, na Rádio Sim, entre as 11h e o meio-dia.

Fique atento à Semana dos Cuidadores Informais na Rádio Sim.


Protocolo com a Associação Cuidadores de Portugal e Centro de Recursos de (In) Formação Cuidadores Informais

Foi também criado um Centro de Recursos de (In) Formação Cuidadores informais, que tem, entre os seus objetivos, formar e habilitar os cuidadores informais;

A formação visa capacitar os cuidadores informais a melhor cuidar, fornecendo um leque de conhecimentos teóricos e de estratégias práticas numa intervenção formativa/educativa. As temáticas a abordar nas sessões são determinadas pelas necessidades particulares de cada grupo, nomeadamente posicionamentos e transferências, adaptações no ambiente físico, nutrição e qualidade alimentar, estimulação cognitiva, apoios sociais e aspetos jurídicos. Pretende-se aumentar a eficiência no desempenho das tarefas do cuidar, minimizando o seu desgaste físico e psicológico. O grupo de autoajuda é um espaço de partilha de opiniões, ideias, sentimentos e experiências, com vista à prevenção do isolamento e da exaustão de quem cuida. Nesta dinâmica pretende-se que cada cuidador faça o seu caminho de autoconhecimento, de aprendizagem para lidar com as adversidades e definição de objetivos próprios. Quem cuida tem de estar bem.  

Pode entrar em contato com este Centro e solicitar formação, ajuda e apoio, através do e-mail cefc@scml.pt ou pelo número de telefone 218413015.

 

Feira do Cuidador

A Santa Casa da Misericórdia é uma das entidades que integra o Grupo de Trabalho Intervenção em Públicos-Alvo - Pessoas Idosas do CLAS-Lx (Conselho Local de Ação Social de Lisboa), que coorganiza e participa ativamente na Feira do Cuidador. Nos próximos dias 8 e 9 de novembro, realiza-se a segunda edição da Feira do Cuidador no Centro Ismaili, junto à Loja do Cidadão, nas Laranjeiras (Lisboa). Esta iniciativa tem como objetivo reconhecer, dignificar e apoiar o papel do Cuidador. Neste evento, pretende-se partilhar informação útil sobre conhecimentos técnicos, práticos e emocionais. A entrada é gratuita.

 

Semana de Descanso do Cuidador

Em 2017, a Santa Casa da Misericórdia implementou a “Semana de Descanso dos Cuidadores”, e em 2018 já realizou a segunda edição deste programa. Os principais objetivos desta semana para os cuidadores são proporcionar-lhes um período de descanso, promover a melhoria da autoestima e promover a partilha de experiências entre pares e funcionários, enquanto pessoas únicas.

 

Nessa semana a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa convida pais, mães e avós que tratam de familiares (dos 16 aos 45 anos) diagnosticados com paralisia cerebral, síndrome de West, autismo, multideficiências ou mobilidade reduzida, a passar uma semana de férias na colónia de São Julião da Ericeira.

Sabendo que os cuidadores sofrem de uma elevada carga emocional, física e também um enorme desgaste, esta semana oferece um Programa de Bem-Estar e de inclusão social aos cuidadores, com a ajuda de uma equipa constituída por vários colaboradores de diversos serviços da Santa Casa, ligados essencialmente à área de apoio Social e de Saúde. São desenvolvidas uma série de atividades lúdicas, tanto para os cuidadores informais, como para seus familiares de quem cuidam. Passeios, idas à praia, sessões de beleza e bem-estar, piqueniques, jantares de convívio, sessões fotográficas, de culinária, são algumas das atividades habitualmente realizadas.

 

Manual de Boas Práticas
A Santa Casa da Misericórdia desenvolveu também um Manual de Boas Práticas para a utilização de produtos de apoio para cuidadores informais. Este Manual vai ao encontro da estratégia de inovação e qualificação das respostas sociais da Santa Casa de Misericórdia, visando apoiar a rede de cuidados às pessoas com mobilidade reduzida ou portadoras de deficiência. Esta rede assenta exatamente nos cuidadores informais.
Este manual está disponível de forma totalmente gratuita e pode ser descarregado na página web da Santa Casa da Misericórdia, na área da Ação Social.


Programa “Lisboa, Cidade de Todas as Idades” não esquece Cuidadores Informais
O “Lisboa, Cidade de Todas as Idades” consiste numa estratégia para a cidade e tem como missão dar uma resposta integrada à população com mais de 65 anos.
Este Programa resulta de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa, e tem como objetivos implementar respostas integradas, articuladas e de proximidade, assim como promover a qualificação da intervenção junto desta camada populacional. Por sua vez, para conseguir alcançar estes objetivos foram definidas um conjunto de medidas que assentam em 3 eixos estratégicos: Vida Ativa, Vida Autónoma e Vida Apoiada.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é responsável por várias medidas deste Programa. Uma delas, integrada no eixo “Vida Autónoma”, consiste em prestar um serviço de apoio ao Cuidador Informal através da Rádio, com o objetivo de capacitar os cuidadores informais de ferramentas que lhes permitam prestar melhores cuidados (através de pequenos vídeos tutoriais, por exemplo), ao mesmo tempo que pretende prevenir o risco de sobrecarga e stress destes cuidadores.
Para saber mais sobre este programa contacte a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa através do endereço lisboacidadetodasidades@scml.pt.


 

 


Nome
Email
Localidade

podcast

r/com - renascença comunicação multimédia Renascença - Todos os sucessos e a melhor informação RFM - só grandes músicas Mega Hits Intervoz Genius y Meios Página 1 Clube  Renascença